html> Painel solar é eficiente em dias nublados e chuvosos | Sistel Engenharia

Além de não impedir o fornecimento de energia em épocas chuvosas, o sistema não prejudica o meio ambiente e traz economia ao consumidor

A energia solar fotovoltaica é obtida por meio da conversão direta da luz em eletricidade através do efeito fotovoltaico. Os painéis solares são responsáveis pelo processo de coleta da luz do sol até o inversor solar, onde ocorre a conversão e distribuição de energia para a residência ou comércio. Em dias nublados e chuvosos, muitas vezes, ocorrem interrupções de energia. Mas, mesmo nestas ocasiões, o sistema fotovoltaico se mantém eficiente, porém, com algumas oscilações mínimas, que não prejudicam o consumidor,

Jessika Bastazini, Assistente Comercial de Fotovoltaico da Sistel Engenharia, explica como o painel solar fornece energia em dias sem sol. “O sistema capta irradiação solar, por isso, em dias nublados, ele permanece gerando energia, porém, em uma menor eficiência devido à queda da irradiação. Como não é possível determinar como será o período de chuvas nos locais, o cálculo para o perfil do consumo do cliente é baseado na conta de energia e na média de irradiação de cada município, considerando as perdas que esses períodos costumam causar. Como eventos da natureza não são controlados, se o período de chuvas for maior do que o previsto e a irradiação solar consequentemente for menor, o sistema de painel solar pode gerar menos kWh do que o sistema foi dimensionado, mas sem trazer prejuízos ao consumidor”.

Painel solar: bom para o meio ambiente e economia

O sistema fotovoltaico não polui, permanece renovável a cada dia e não prejudica o ecossistema. A energia solar não influência no efeito estufa e não utiliza geradores e turbinas para a produção de energia elétrica, desta forma, é uma solução ideal para a preservação do meio ambiente.

Outro fator essencial é a economia. “Os benefícios do sistema fotovoltaico estão ligados diretamente à economia de energia e ao meio ambiente. O consumidor deve investir neste sistema devido ao custo/benefício. O retorno do investimento para a maioria dos casos gira em torno de 3 anos e meio a 4 anos. Além disso, estaremos investindo em energia limpa”, destaca Jessika.

Em dias chuvosos, é comum descargas elétricas (raios), que podem cair sobre o teto da residência e atingir os painéis solares, mas elas estão protegidas contra essas eventualidades. “Quando vendemos um sistema fotovoltaico são instalados dispositivos de proteção contra surtos (DPS). Ele é interligado ao Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA) e, caso não tenha, é sugerida a instalação, evitando também que os painéis sejam substituídos ou danificados por raios, ocasionando em novos custos”, garante a assistente comercial.

Quer saber mais sobre os painéis solares ou solicitar uma visita de um dos nossos técnicos para avaliar a viabilidade na sua empresa ou casa, envie um whatsapp para nós:

Clique aqui para falar com a gente!
Open chat
1
Olá tudo bem ?
A Sistel Engenharia esta preparada para auxiliar você em seus projetos.
Como podemos Ajuda-lo(a) ?
Powered by