html> Nobreaks são aliados no fornecimento de energia ininterrupta e segura

Em caso de oscilações ou queda de energia, os nobreaks continuam fornecendo energia de qualidade aos aparelhos ligados a ele por um curto período de tempo

A transformação digital e a corrida das empresas por tornar os seus processos on-line, com todas as demandas e documentos na nuvem, com a consolidação do home office, gerou uma dependência ainda maior do uso de energia elétrica ininterrupta.

Com as pessoas trabalhando mais remotamente neste momento de pandemia, as empresas tiveram que aumentar a sua capacidade de datacenter, adquirindo mais equipamentos e servidores que não podem parar, nunca.

E de que forma call center, bancos, hospitais, indústrias e supermercados podem ter a tranquilidade que a falta de energia ou oscilações na rede não danifiquem equipamentos e gerem prejuízos ou, até mesmo, custem uma vida no caso de unidades de saúde?

Hoje, no mercado de energia elétrica, dois produtos se destacam por oferecer esta confiança no fornecimento ininterrupto de energia em caso de falha no sistema: geradores de energia e nobreaks (UPS – fonte de alimentação ininterrupta). Neste texto vamos falar melhor sobre os nobreaks.

*Para saber mais sobre os geradores, clique aqui*

Por que adquirir um Nobreak?

Os nobreaks são equipamentos que protegem os equipamentos e servidores de momentos críticos de oscilação de energia e em caso de queda de energia mantém os equipamentos ligados a ele funcionando por um curto período. É muito comum que ocorram oscilações de energia. Por isso, os nobreaks funcionam como “filtros” e estabilizam a energia que chega até aos aparelhos fornecendo uma energia “pura” sem ruídos.

Em uma empresa que não investiu em nobreaks para o seu projeto elétrico, as falhas de energia podem desconfigurar equipamentos ou danificar sistemas de forma permanente. Em call centers, que possuem grandes datacenters, por menor que seja a interrupção de energia, a falha poderá provocar atrasos enquanto se restabelece o sistema, perda de banco de dados ou provocar queima de dispositivos eletrônicos.

Como o nobreak funciona?

As UPS’s, como tecnicamente são chamados os nobreaks, são equipamentos alimentados por baterias que fornecem energia ininterrupta aos aparelhos conectados a ele, principalmente em momentos de queda de energia. Além disso, o nobreak oferece proteção contra curto-circuito, picos de tensão, sub e sobretensão e sobrecargas.

Os nobreaks variam de 400VA a até 600KVA, potência que deve ser respeitada para não sobrecarregar o equipamento. Por isso, é extremamente importante que um técnico faça o projeto elétrico para a sua empresa.

A sua autonomia varia de acordo com o número de aparelhos a ele conectados, capacidade das baterias utilizadas no banco interno ou externo, estado da bateria e local de trabalho. As baterias VRLA (GEL) são feitas para trabalharem em locais fechados, sendo necessárias serem acomodadas em ambientes com temperatura em torno de 25°C. As baterias ESTACIONÁRIAS (LÍQUIDA) devem operar em ambiente ventilado em uma temperatura de 25°C.

A fim de melhorar o funcionamento e confiabilidade do equipamento, é preciso manter as manutenções preditiva e preventiva em dia para evitar as manutenções corretivas. O objetivo principal dos nobreaks é manter os aparelhos ligados a ele por um curto período enquanto os usuários salvam os seus trabalhos e documentos e os desliguem de forma segura.

Tipos de nobreak

Há no mercado três tipos de nobreak: short-break, online interativa e online.

Os aparelhos short-break ou, standby, em caso de oscilação de energia ou queda existe um tempo 10 milissegundos para que assuma os aparelhos ligados a ele. Esse tempo é imperceptível a equipamentos comuns (residenciais) mantendo-os ligados no caso de oscilação ou queda de energia. Os short-break são os equipamentos que possuem o custo mais acessível e muito utilizado em residências e pequenos escritórios.

Os nobreaks de online interativa são similares aos do tipo aos short-breaks. A diferença é que o tempo para assumir os aparelhos ligados a ele é menor, cerca de 3 milissegundos, e fornecem uma energia de melhor qualidade comparado ao short-break.  Além disso, também em caso de falta de energia ou oscilação, mantém os equipamentos ligados a ele em funcionamento normal. Indicado para médias empresas com grande número de computadores e servidores.

Já os nobreaks on-line, entre os três tipos, é que tem o melhor funcionamento, sendo indicado para alimentar equipamento críticos, com sensibilidades maiores às oscilações e queda de energia. Diferente dos dois modelos anteriores, os nobreaks online, também conhecidos com dupla conversão, em seu fornecimento de energia gera uma onda senoidal. Dessa forma, fornece uma energia sem imperfeições para os equipamentos ligados a ele. Os nobreaks online dupla conversão não existe tempo para assumir a carga em caso de oscilação ou queda de energia, ou seja, os equipamentos ligados a ele ficam a todo momento protegidos de qualquer adversidade causada pela rede e pronto atuar de forma ininterrupta em casos de oscilação ou queda de energia.  Os nobreaks on-line são altamente indicados para projetos mais sensíveis, como hospitais, supermercados, bancos, indústrias, grandes prédios comerciais, servidores, switch e datacenter.

Saiba mais sobre a Sistel Engenharia

A Sistel Engenharia oferece soluções completas em Sistemas de Energia Elétrica crítica e normal a todos os clientes. Oferece um mix ideal entre tecnologia, qualidade, segurança e rentabilidade para o mercado industrial, comercial, residencial e serviço público. Localizada em Bauru/SP, atua desde 2005 nas áreas de Engenharia Elétrica e de Telecomunicações, com profissionais devidamente habilitados e qualificados, presta serviços de qualidade aos seus clientes. Seu mix de produtos e serviços contempla venda, locação, instalação e assistência técnica de gerador de energia, placas fotovoltaicas, nobreaks, painéis elétricos e produtos para baixa, média a alta tensão.

No setor de aluguel de geradores de energia, a Sistel Engenharia atende empresas e prefeituras de cidades como Bauru, Ribeirão Preto, Campinas, São José do Rio Preto entre outros municípios do estado de São Paulo.

A Sistel Engenharia fica na Rua Joaquim Marques de Figueiredo, 7-37, Distrito Industrial I. Os telefones de contato são: (14) 3011-5757 / 99685-1332 (WhatsApp). O site da empresa é: https://sistelengenharia.com.br/ e nas redes sociais: https://www.facebook.com/sistelengenharia e https://www.instagram.com/sistel.eng/.

 

Clique aqui para mais informações.
Open chat
1
Olá tudo bem ?
A Sistel Engenharia esta preparada para auxiliar você em seus projetos.
Como podemos Ajuda-lo(a) ?