html> Manutenção de geradores de energia garante o funcionamento sem interrupções

A assistência técnica regular evita prejuízos e falta de energia elétrica, principalmente para empresas que oferecem serviços essenciais

Os geradores de energia trazem diversos benefícios para as empresas, incluindo o funcionamento de equipamentos sem interrupções, garantia de fluxo contínuo de energia e produtividade. Para que tudo funcione da melhor maneira possível, sem contratempos, é preciso que as manutenções estejam em dia. Como qualquer tipo de máquina, os geradores de energia também necessitam de alguns cuidados periódicos específicos.

Vinicius Mesquita, consultor técnico da Sistel Engenharia, destaca a importância da manutenção dos geradores. “A manutenção preventiva do grupo moto gerador é indicado de 6 em 6 meses, 250 horas rodadas ou o que vencer primeiro. Na manutenção preditiva, avalia-se um equipamento que ainda funciona, analisando dados que possam predizer possíveis problemas futuros. Logo, em um teste de gerador, conseguimos antecipar possíveis defeitos que resultarão em uma manutenção preventiva. O recomendado é que a manutenção preditiva de equipamentos de uso stand-by seja realizada ao menos uma vez por mês. Em equipamentos de uso contínuo, recomendamos semanalmente testar todo o conjunto”, explica.

Suporte técnico e preventivo de geradores de energia

A manutenção dos geradores é essencial na prevenção de acidentes e prejuízos financeiros, além de garantir o funcionamento dos equipamentos sem interrupções de energia elétrica. Empresas que prestam serviços essenciais, como hospitais, clínicas e supermercados, não podem ficar sem o fornecimento constante da energia, ocasionando em danos irreversíveis ou até mesmo, no caso dos hospitais, em perda de vidas. A manutenção precisa ser realizada meticulosamente por especialistas que apresentarão os resultados dos testes, correções e reparações necessárias. A Sistel Engenharia oferece esse suporte aos clientes para que eles não sejam pegos de surpresa com possíveis interferências no funcionamento dos geradores.

“Os checklists mensais, que são as manutenções preditivas, consistem em uma sequência de dados analisados durante a inspeção do técnico, visando a antecipação de possíveis problemas. É cumprida uma sequência de análises durante os testes (literalmente um checklist) que resultará em um relatório final mostrando as pendências dos equipamentos. Nas preventivas, o técnico da Sistel vai até o cliente com os insumos para fazê-la, podendo ser algo simples, como uma troca de óleo ou algo mais complexo, como troca de juntas, rolamentos e retentores. Somos especialistas e fornecedores de grupo geradores MWM, porém, oferecemos assistência técnica a todos os grupos de geradores com montagens diferenciadas: Scania, Cummins, Volvo, MTU e Perkins”, ressalta Vinícius.

Falta de manutenção e danos nos equipamentos

Além da falta de fornecimento de energia elétrica, quando os equipamentos não passam por manutenção periódica, outros danos podem surgir. Bruna Miho, administradora de vendas da Sistel Engenharia, alerta sobre estes problemas. “Quando um equipamento está em funcionamento, sem preventiva, vários problemas podem ocorrer, principalmente se o gerador não é muito utilizado. Por exemplo, não é aconselhável que o diesel fique parado por muito tempo, pois isso leva formação de laca (borras no diesel), decorrentes da ação de bactérias presentes no combustível, que podem danificar o motor, acarretando assim um custo muito alto para a manutenção corretiva. Ou seja, uma simples manutenção preventiva teria detectado que o diesel estava velho e seria sugerido a substituição e lavagem do tanque, com inclusão de um produto chamado “aditivo” que evita a formação dessa laca”, comenta.

gerador-energia-sistel

Clique aqui para falar com a gente!
Open chat
1
Olá tudo bem ?
A Sistel Engenharia esta preparada para auxiliar você em seus projetos.
Como podemos Ajuda-lo(a) ?
Powered by