html> Inmetro amplia escopo dos ensaios para sistemas fotovoltaicos no país | Sistel Engenharia

Medida aumenta lista dos laboratórios designados para testes e traz novas atribuições ao CPQD, no intuito de acompanhar o crescimento desse mercado no país

Visando atender ao crescimento do mercado de energia solar no Brasil, que tem investimentos estimados em R$ 25,4 bilhões para os próximos cinco anos, segundo dados da Aneel e Absolar, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) ampliou a lista de laboratórios designados no país para a realização de ensaios em componentes de sistemas fotovoltaicos estabelecidos pela Portaria n.º 004, de 2011. E o CPQD, que já vinha realizando ensaios em alguns desses componentes, ganhou novas atribuições com a publicação da Portaria Inmetro n.º 521, de 18 de dezembro de 2019.

“Na prática o CPQD torna-se apto a realizar todos os ensaios compulsórios em componentes de sistemas fotovoltaicos estabelecidos pelo Inmetro”, define Luiz Rômulo Guidugli Filho, especialista em Inteligência de Mercado da instituição. “Nossa estrutura de laboratórios, uma das maiores da América Latina, está preparada para atender às demandas desse setor com agilidade, confiabilidade, segurança e qualidade, características dos serviços prestados pelo CPQD”, acrescenta.

Ele lembra que, desde 2009, a organização é autorizada pelo Instituto a realizar ensaios de inversores autônomos para sistemas de energia fotovoltaica (off-grid), de controladores de carga e descarga e de baterias. Com a publicação da nova portaria, o escopo de ensaios passa a incluir também inversores para sistemas de energia fotovoltaica conectados à rede (on-grid), com ou sem uso de baterias, e módulos fotovoltaicos.

Péricles de Paiva Teles, gerente de Certificação de Produtos do CPQD, enfatiza que o apoio ao cliente é um diferencial importante oferecido pela organização. “Damos orientação e suporte ao cliente durante todo o processo, desde o início dos ensaios até a submissão do processo junto ao Inmetro”, conclui.

Fonte: https://canalenergia.com.br/noticias/53126450/inmetro-amplia-escopo-dos-ensaios-para-sistemas-fotovoltaicos-no-pais

Quer saber mais sobre energia fotovoltaica para a sua empresa ou residência, entre em contato com a Sistel Engenharia. Os telefones de contato são: (14) 3879-9974 / 99685-1332 (WhatsApp). O site da empresa é: https://sistelengenharia.com.br/ e as redes sociais: https://www.facebook.com/sistelengenharia e https://www.instagram.com/sistel.eng/.

Open chat
1
Olá tudo bem ?
A Sistel Engenharia esta preparada para auxiliar você em seus projetos.
Como podemos Ajuda-lo(a) ?
Powered by