html> Falta de limpeza e manutenção prejudicam placas fotovoltaicas

O sistema fotovoltaico necessita de cuidados específicos para o funcionamento do processo de conversão de energia solar

As placas solares fotovoltaicas são um dos principais equipamentos do sistema de energia solar, sendo responsáveis pela realização da conversão de luz solar em energia elétrica, através da captação dos raios ultravioletas. Estas placas são compostas por células solares fotovoltaicas, geralmente, fabricadas em silício. Para o bom funcionamento deste sistema, alguns cuidados são necessários, entre eles, a limpeza das placas.

Em regiões mais secas, é recomendado realizar a limpeza das placas solares de 3 a 4 vezes ao ano. Já em áreas com chuvas constantes, não há a necessidade da limpeza com esta frequência, pois a água da chuva é capaz de remover grande parte da sujeira acumulada sobre a placa. Neste caso, a limpeza pode ser feita anualmente, ou quando necessário, duas vezes ao ano.

A sujeira presente nas placas solares prejudica a eficácia do sistema fotovoltaico, pois a camada de poeira acumulada pode gerar a perda significativa do processo de conversão de energia solar, ou seja, o proprietário perceberá, mesmo que em longo prazo, os efeitos da perda de eficiência das placas solares, por isso, a limpeza é muito importante.

Alguns produtos específicos são ideais para a remoção de sujeiras que não são eliminadas apenas com a água. Além disso, é preciso cuidado em relação ao tipo de escova que será utilizada na limpeza, pois determinados tipos podem causar danos às células fotovoltaicas e prejudicar o desempenho dos painéis solares.

 

Manutenção preditiva nas placas solares

Como qualquer outro tipo de equipamento, as placas solares não precisam apenas de limpeza, mas também de manutenção preditiva. A vida útil do sistema fotovoltaico é estimada em aproximadamente 25 anos, no entanto, este prazo poderá ser mais extenso com cuidados que são essenciais para o funcionamento do sistema.

A manutenção preditiva das placas solares consiste na realização de uma inspeção visual periódicas nos painéis, cujo objetivo é identificar manchas, rachaduras, arranhões ou indício de quebra das placas, que são fatores prejudiciais ao sistema fotovoltaico. Caso estes problemas não sejam corrigidos, a conversão de energia solar pode não ser efetiva.

A termografia é uma aliada para a manutenção preditiva. Trata-se do processo de obtenção de imagens por meio de uma câmera equipada com sensor de radiação infravermelha, capaz de avaliar e detectar falhas no sistema fotovoltaico. O infravermelho nesta ferramenta é ideal para a identificação da temperatura dos objetos. Quando as placas solares apresentam variações pontuais de temperatura, é possível identificar que existem falhas no sistema fotovoltaico.

 

Saiba mais sobre a Sistel Engenharia

A Sistel Engenharia oferece soluções completas em Sistemas de Energia Elétrica crítica e normal a todos os clientes. Oferece um mix ideal entre tecnologia, qualidade, segurança e rentabilidade para o mercado industrial, comercial, residencial e serviço público. Localizada em Bauru/SP, atua desde 2005 nas áreas de Engenharia Elétrica e de Telecomunicações, com profissionais devidamente habilitados e qualificados, presta serviços de qualidade aos seus clientes. Seu mix de produtos e serviços contempla venda, locação, instalação e assistência técnica de gerador de energia, placas fotovoltaicas, nobreaks, painéis elétricos e produtos para baixa, média a alta tensão.

A Sistel Engenharia fica na Rua Joaquim Marques de Figueiredo, 7-37, Distrito Industrial I. Os telefones de contato são: (14) 3011-5757 / 99685-1332 (WhatsApp). O site da empresa é: https://sistelengenharia.com.br/ e nas redes sociais: https://www.facebook.com/sistelengenharia e https://www.instagram.com/sistel.eng/.

Clique aqui para mais informações.

 

Open chat
1
Olá tudo bem ?
A Sistel Engenharia esta preparada para auxiliar você em seus projetos.
Como podemos Ajuda-lo(a) ?