html> Confira 4 dicas para aumentar a durabilidade do seu nobreak e bateria

Alguns cuidados são fundamentais para o pleno funcionamento do seu Nobreak, principalmente em momentos críticos de oscilação ou queda de energia

Um nobreak ou UPS (Fonte de Energia Ininterrupta, na sigla em inglês) é um equipamento que regula a voltagem e a pureza da energia que chega até aos aparelhos eletroeletrônicos conectados a ele. Além disso, o nobreak também é responsável por alimentar os dispositivos, em caso de queda de luz, através de uma bateria.

A maioria dos nobreaks fornecem cerca de 15 minutos de energia após uma interrupção no fornecimento. Este é o tempo necessário para você salvar e fechar todos os arquivos e programas que estiver trabalhando em um computador para, assim, desligar o aparelho com segurança e sem perda de dados. O mesmo procedimento vale para grandes servidores que não podem sofrer alterações bruscas ou interrupção na alimentação de energia.

(Confira as vantagens de ter um Nobreak na sua empresa)

Para que estes equipamentos funcionem em sua capacidade máxima, sem prejuízo aos aparelhos conectados a ele, alguns cuidados são fundamentais para aumentar a durabilidade dos nobreaks e baterias. Confira:

1- Cuidados com a limpeza externa e interna do Nobreak

A limpeza externa do ambiente no qual o nobreak está instalado é um item muito importante para prolongar vida útil do seu equipamento. A maioria dos equipamentos possuem miniventiladores responsáveis pela circulação do ar dentro do equipamento. Assim, para evitar um acúmulo de poeira dentro do Nobreak e um superaquecimento, o local de instalação do seu equipamento precisa ser um local limpo e climatizado.

2- Ambiente de instalação

Os miniventiladores têm a função de dissipar o ar quente gerado pelos componentes eletrônicos, principalmente a bateria, mantendo uma temperatura de trabalho em torno dos 25°C. Mas, para que esta temperatura seja mantida, é importante que externamente o ambiente seja climatizado. Desta forma, é indicado que o local onde o Nobreak será instalado seja, além de limpo, com um sistema de climatização por ar-condicionado.

Além disso, recomenda-se que o Nobreak fique em um local com espaços na lateral e na parte de trás para facilitar o fluxo de ar. O que se deve evitar é instalar o equipamento bem embaixo do ar-condicionado, pois, caso o aparelho esteja com defeito e pingue água, o gotejamento pode entrar no Nobreak e causar um dano mais sério.

3- Manutenção preventiva do Nobreak

seo-manutencao-nobreak

Como o próprio nome diz, este tipo de manutenção tem o objetivo de prever possíveis defeitos que possam comprometer o funcionamento do Nobreak e da bateria. Durante a manutenção preventiva, a equipe da Sistel Engenharia realiza uma avaliação minuciosa do equipamento, verificando:

  • limpeza externa e interna;
  • inspeção de todas as placas e componentes eletrônicos;
  • termografia para verificar se há algum ponto de aquecimento;
  • verificação da bateria e dos seus carregadores;
  • teste de funcionamento dos miniventiladores;
  • revisão de todos os parâmetros de calibração do equipamento.

É recomendado que os Nobreaks da sua empresa passem por esta manutenção a cada seis meses. Assim, evita-se a manutenção corretiva, que pode envolver troca de componentes, gerando um maior custo.

4- Bateria

seo-baterias-nobreak

A bateria do Nobreak dá sinais de que está no final da sua vida útil. Veja alguns exemplos:

  • em caso de queda de energia, o Nobreak desliga em menos de 15 minutos;
  • se o Nobreak está emitindo muitos alertas sonoros;
  • a luz indicativa de funcionamento está amarela.

A bateria do Nobreak tem uma vida útil de 3 a 5 anos. Mas a sua autonomia de funcionamento dependerá muito do quanto ela é exigida. Por isso, além dos sinais citados, a realização manutenção preventiva e um ambiente de trabalho em torno dos 25°C irá aumentar a longevidade e confiabilidade da sua bateria.

Confira um vídeo com o técnico em eletrônica da Sistel Engenharia, Gabriel Souza, sobre como prolongar a vida útil do seu Nobreak:

Assistência técnica Sistel Engenharia

A equipe do laboratório da Sistel Engenharia está capacitada para prestar assistência técnica para Nobreaks de diversas marcas, como Schneider, ABB, Eaton, APC, Engetron, CM Comandos, Lacerda, Emerson e NHS.
Além disso, a Sistel Engenharia possui baterias estacionárias de diversas amperagens para alimentar o seu equipamento.

Saiba mais sobre a Sistel Engenharia

A Sistel Engenharia oferece soluções completas em Sistemas de Energia Elétrica crítica e normal a todos os clientes. Oferece um mix ideal entre tecnologia, qualidade, segurança e rentabilidade para o mercado industrial, comercial, residencial e serviço público. Localizada em Bauru/SP, atua desde 2005 nas áreas de Engenharia Elétrica e de Telecomunicações, com profissionais devidamente habilitados e qualificados, presta serviços de qualidade aos seus clientes. Seu mix de produtos e serviços contempla venda, locação, instalação e assistência técnica de gerador de energia, placas fotovoltaicas, nobreaks, painéis elétricos e produtos para baixa, média a alta tensão.

No setor de aluguel de geradores de energia, a Sistel Engenharia atende empresas e prefeituras de cidades como Bauru, Ribeirão Preto, Campinas, São José do Rio Preto entre outros municípios do estado de São Paulo.

A Sistel Engenharia fica na Rua Joaquim Marques de Figueiredo, 7-37, Distrito Industrial I. Os telefones de contato são: (14) 3011-5757 / 99685-1332 (WhatsApp). O site da empresa é: https://sistelengenharia.com.br/ e nas redes sociais: https://www.facebook.com/sistelengenharia e https://www.instagram.com/sistel.eng/

 

Clique aqui para mais informações.
Open chat
1
Olá tudo bem ?
A Sistel Engenharia esta preparada para auxiliar você em seus projetos.
Como podemos Ajuda-lo(a) ?