html> Blog Sistel Engenharia - Sistel Engenharia
Inmetro amplia escopo dos ensaios para sistemas fotovoltaicos no país

Inmetro amplia escopo dos ensaios para sistemas fotovoltaicos no país

Medida aumenta lista dos laboratórios designados para testes e traz novas atribuições ao CPQD, no intuito de acompanhar o crescimento desse mercado no país

Visando atender ao crescimento do mercado de energia solar no Brasil, que tem investimentos estimados em R$ 25,4 bilhões para os próximos cinco anos, segundo dados da Aneel e Absolar, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) ampliou a lista de laboratórios designados no país para a realização de ensaios em componentes de sistemas fotovoltaicos estabelecidos pela Portaria n.º 004, de 2011. E o CPQD, que já vinha realizando ensaios em alguns desses componentes, ganhou novas atribuições com a publicação da Portaria Inmetro n.º 521, de 18 de dezembro de 2019.

“Na prática o CPQD torna-se apto a realizar todos os ensaios compulsórios em componentes de sistemas fotovoltaicos estabelecidos pelo Inmetro”, define Luiz Rômulo Guidugli Filho, especialista em Inteligência de Mercado da instituição. “Nossa estrutura de laboratórios, uma das maiores da América Latina, está preparada para atender às demandas desse setor com agilidade, confiabilidade, segurança e qualidade, características dos serviços prestados pelo CPQD”, acrescenta.

Ele lembra que, desde 2009, a organização é autorizada pelo Instituto a realizar ensaios de inversores autônomos para sistemas de energia fotovoltaica (off-grid), de controladores de carga e descarga e de baterias. Com a publicação da nova portaria, o escopo de ensaios passa a incluir também inversores para sistemas de energia fotovoltaica conectados à rede (on-grid), com ou sem uso de baterias, e módulos fotovoltaicos.

Péricles de Paiva Teles, gerente de Certificação de Produtos do CPQD, enfatiza que o apoio ao cliente é um diferencial importante oferecido pela organização. “Damos orientação e suporte ao cliente durante todo o processo, desde o início dos ensaios até a submissão do processo junto ao Inmetro”, conclui.

Fonte: https://canalenergia.com.br/noticias/53126450/inmetro-amplia-escopo-dos-ensaios-para-sistemas-fotovoltaicos-no-pais

Quer saber mais sobre energia fotovoltaica para a sua empresa ou residência, entre em contato com a Sistel Engenharia. Os telefones de contato são: (14) 3879-9974 / 99685-1332 (WhatsApp). O site da empresa é: https://sistelengenharia.com.br/ e as redes sociais: https://www.facebook.com/sistelengenharia e https://www.instagram.com/sistel.eng/.

Instalações elétricas: a importância da manutenção preventiva

Instalações elétricas: a importância da manutenção preventiva

Problemas relacionados à rede elétrica atingem cerca de 60% dos condomínios residenciais, apontou recente pesquisa. A explicação, segundo os especialistas, é que a durabilidade das instalações de um empreendimento é de aproximadamente 30 anos. E como a demanda por energia elétrica cresceu demasiadamente nos últimos anos e, em especial, durante o verão, momento em que o uso de energia é sempre mais alto, é possível imaginar que muitos condomínios, principalmente os mais antigos, estejam defasados no que compete à rede elétrica. A melhor maneira de evitar problemas na próxima estação, portanto, é fazendo uma cuidadosa manutenção preventiva.

(mais…)

Como funcionam as fazendas solares e como elas se beneficiam dos subsídios da Aneel

Como funcionam as fazendas solares e como elas se beneficiam dos subsídios da Aneel

“O uso da energia solar na modalidade de Geração Distribuída (GD), que tem incentivos estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), não está relacionado apenas ao consumidor residencial, que tem painéis solares no telhado da residência. Empresas que não são diretamente consumidoras de energia fotovoltaica também se beneficiam do subsídio, que está sendo revisto pela Aneel e pode ser alterado”.

(mais…)

Quais as vantagens do nobreak? Como funciona e por que usar

Quais as vantagens do nobreak? Como funciona e por que usar

Ter um nobreak (também conhecido como UPS – Uninterruptible Power Supply ou Fonte de Energia Ininterrupta, em português) é garantir que o seu eletrônico não terá danos caso a energia caia ou haja picos. Isso acontece porque, primeiramente, o equipamento faz com que a energia passada ao computador, por exemplo, seja “limpa”. Ou seja, livre de oscilações e protegida dos principais problemas elétricos. Além disso, caso falte energia, o nobreak mantém o eletrônico ligado por volta de 20 minutos para que seja possível salvar documentos e desligá-lo em segurança.

(mais…)

Energia solar: projeto que proíbe taxação terá urgência, diz Bolsonaro

Energia solar: projeto que proíbe taxação terá urgência, diz Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro afirmou na noite deste domingo, 5, que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, vai colocar em votação, em regime de urgência, um projeto de lei que proíbe a taxação da energia solar. Em postagem no Facebook, ele afirmou ainda que o mesmo fará o presidente do Senado, Davi Alcolumbre. O presidente, no entanto, não informou qual seria o projeto sobre o assunto. (mais…)

Sistel Engenharia implanta o Programa 5S

Sistel Engenharia implanta o Programa 5S

Para 2020, a Sistel Engenharia prossegue com o seu olhar para as demandas e necessidades internas dos seus colaboradores em busca de promover um ambiente de trabalho mais saudável, organizado e produtivo. Com este foco, foi apresentado à diretoria da empresa no mês de dezembro a proposta de implantação do Programa 5S, que tem sua origem em uma filosofia japonesa de melhoria do ambiente e processos do trabalho. (mais…)

Open chat
1
Olá tudo bem ?
A Sistel Engenharia esta preparada para auxiliar você em seus projetos.
Como podemos Ajuda-lo(a) ?
Powered by