Casas-do-CDHU-com-PAINEL-SOLAR
CASAS DO CDHU VÃO UTILIZAR ENERGIA SOLAR
10/03/2017
como-funciona-o-gerador-de-energia
O que é e como funciona um gerador de energia
19/05/2017
imagem representando a energia solar

Energia solar sempre foi a maior fonte de energia disponível no mundo, os seres humanos do período pré-histórico já aproveitavam da energia solar, apenas para você ter uma ideia os continentes recebem ao longo do ano mil vezes mais energia do que o consumo anual da humanidade. E por isso sempre foi campo de estudos de diversos cientistas.

 

A ciência por de trás da Energia solar que conhecemos hoje

Como já mencionei a energia solar já era utilizada a muito tempo, como principal fornecedora de luz, mas foi no século XIX que um físico francês chamado Alexandre Edmond Becquerel, analisou pela primeira vez os efeitos de energia solar, realizando experiência com eletrodos, e foi o mesmo que em 1839, criou as primeiras formas de transformas a energia solar em elétrica.

No começo, achava-se que a energia solar era algo muito avançado que só seria usada por cientistas em suas pesquisas, e que não seria utilizada pelo resto da população. Mas conforme era estudada, mais era vista que a energia solar era uma maneira muito real de produzir energia. Albert Einstein, ganhou seu primeiro Nobel, ao estudar sobre o assunto.

Em 1954 um químico chamado Calvin Fuller, desenvolveu o processo de dopagem do silício, o qual ele compartilhou com o físico Gerald Pearson que ajudou a melhorar o processo. Pearson reparou que a amostra mostrava um comportamento fotovoltaico e dividiu a descoberta com Daryl Chapin, surgindo aí a produção da energia elétrica pela conversão do painel fotovoltaico.

A primeira célula solar foi exibida formalmente em uma reunião anual da National Academy of Sciences, Washington, e revelada numa coletiva de imprensa em 1954 a 63 anos atrás.

 

E como está a utilização da energia solar atualmente.

A utilização da energia solar, vem ganhando força nos últimos anos, devido aos benefícios econômicos e ao meio ambiente, como já citei em outro artigo – vantagens da energia fotovoltaica.

Além disso os painéis solares estão com preços bem atrativos, garantindo um ótimo custo benefícios a seus proprietários. É por este motivo que a energia fotovoltaica  é a que mais cresce na última década, agora se você possui interesse de saber mais ou de diminuir os custos, fale com um de nossos analistas aqui na SISTEL, maior empresa de serviços de energia do interior paulista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *