como-funciona-o-gerador-de-energia
O que é e como funciona um gerador de energia
19/05/2017
Dicas de como alugar um gerador para eventos
DICAS DE COMO ALUGAR UM GERADOR PARA O SEU EVENTO
24/05/2017
imagem de um gerador de energia

Não existe uma resposta padrão para questão apresentada no titulo dessa matéria, já que cada grupo de gerador possui algumas peculiaridades em seus componentes, mas separamos alguns componentes quase unanimes nos geradores de energia, são eles: motor, alternador, sistema de combustível, regulador de tensão, sistema de lubrificação, bateria e painel de controle. Veja abaixo um pouco mais sobre cada um destes itens.

Leia: Como Funciona um Gerador

Motor

O motor é a fonte da energia mecânica de entrada para o gerador. O tamanho do motor é diretamente proporcional à potência máxima que o gerador pode fornecer.

  • Tipo de Combustível Usado – Motores de gerador operam em uma variedade de combustíveis como diesel, gasolina, propano (em forma liquefeito ou gasoso), ou gás natural, sendo mais comum as duas primeiras opções

Alternador

O alternador, é a parte do gerador que produz a saída elétrica da entrada mecânica fornecida pelo motor. Ele contém um conjunto de peças estacionárias e móveis dentro de uma caixa. Os componentes trabalham juntos para causar movimento relativo entre os campos magnético e elétrico, que por sua vez gera eletricidade.

Sistema de combustível

O tanque de combustível geralmente tem capacidade suficiente para manter o gerador operacional de acordo com o seu porte, mas todos os sistemas possuem características comuns, como: conexão de tubulação do tanque de combustível ao motor, tubo de ventilação para o tanque de combustível, bomba de combustível e o Injetor de Combustível.

Regulador de tensão

Como o nome indica, este componente regula a tensão de saída do gerador. O componente desempenha uma parte no processo cíclico de regulação de tensão que se repete até que o gerador comece a produzir tensão de saída equivalente à sua plena capacidade de operação. À medida que a saída do gerador aumenta, o regulador de tensão produz menos corrente CC

Sistema de lubrificação

Uma vez que o gerador compreende peças móveis no seu motor, requer lubrificação para garantir durabilidade e operações suaves por um longo período de tempo. O motor do gerador é lubrificado por óleo armazenado em uma bomba. Você deve verificar o nível de óleo lubrificante a cada 8 horas de operação do gerador. Você também deve verificar se há fugas de lubrificante e trocar o óleo lubrificante a cada 500 horas de operação do gerador.

Bateria

A função de partida de um gerador é operada pela bateria. Que fica sempre carregada através de um componente carregador que fornece uma tensão “flutuante”, pois se a tensão do flutuador for muito baixa, a bateria permanecerá descarregada. Se a tensão do flutuador for muito alta, diminuirá a vida útil da bateria.

Painel de controle

do gerador e contém disposições para tomadas eléctricas e controles. Existem variadas características de painéis de controle, sendo os mais comuns o arranque e paragem eléctricos, Medidores do motor e medidores do gerador geral.

Espero que a matéria tenha conseguido diminuir as suas duvidas a respeito de como funciona um gerador de energia, caso tenha interesse em saber um pouco mais sobre geradores, energia fotovoltaica ou outras áreas da energia curta nossa pagina no Facebook e acompanhe semanalmente dicas, curiosidades e novidades do setor.

A Sistel Engenharia é maior empresa em soluções de energia de Bauru e região. Oferecemos produtos de qualidade e serviços qualificados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *