Economizar energia é sempre uma boa alternativa: além de ser uma opção mais sustentável, também ajuda a reduzir uma boa quantia de gastos. Com algumas dicas rápidas, é possível diminuir a conta de luz tanto dentro de casa como na sua empresa. Confira:

1. SENSOR DE MOVIMENTO

Para evitar que a luz fique acesa sem propósito, instale sensores de movimento em locais de passagem, como garagens e corredores. Dessa forma, você evita bastante desperdício.

2. FIQUE DE OLHO NO AR-CONDICIONADO

O ar-condicionado é um dos aparelhos que mais gastam energia. Portanto, todo cuidado é pouco! Um equipamento desregulado pode consumir até 20% a mais, então não esqueça de manter as portas e janelas sempre fechadas e fazer uma limpeza constante da abertura de ar.

3. APROVEITE O SOL!

No Brasil, temos sol praticamente o ano todo, então uma boa dica é aproveitar ao máximo a ajuda da natureza. Se o escritório tiver grandes janelas, deixe-as abertas em alguns momentos para reduzir o consumo de energia. Sempre que possível, prefira a luz natural e o uso de persianas.

 

4. TROQUE O TIPO DE LÂMPADA

As lâmpadas representam entre 10% a 15% do gasto total de eletricidade do ambiente. Portanto, prefira luminárias econômicas, como lâmpadas de led, por exemplo.

 

5. NÃO DEIXE NADA EM STAND-BY

Se for sair para almoçar ou fazer qualquer outra atividade que exija mais tempo, remova os aparelhos eletrônicos da tomada. A opção stand-by gasta energia da mesma forma, então lembre-se de sempre desligar tudo quando possível.

6. CORES CLARAS NO AMBIENTE

Uma dica simples é optar por ambientes de paredes claras, que ajudam a refletir melhor a luz. Assim, a luz natural pode ser utilizada com mais facilidade, diminuindo o consumo de lâmpadas.

7. NUNCA DEIXE LUZES ACESAS SEM NECESSIDADE!

Parece algo simples, mas o consumo de energia pode aumentar bastante apenas ao esquecer a luz de um cômodo acesa. Dessa forma, não esqueça de apagar a luz ao sair de qualquer ambiente.

Lembre-se: evitar desperdício não compromete a qualidade de vida, mas ajuda o meio ambiente, a sua produtividade e os gastos no fim do mês.